Como agradecer ao entrevistador – Veja todas as dicas que você precisa

A entrevista de emprego acabou e você não sabe como agradecer ao entrevistador? Essa é uma dúvida frequente entre muitos candidatos.

O agradecimento é algo indispensável em qualquer processo seletivo do gênero. Afinal, ele demonstra que você realmente reconhece a oportunidade e a paciência do recrutador ao disponibilizar seu tempo e atenção para entrevistá-lo.

Mas afinal, como agradecer ao entrevistador? O ideal é fazer o agradecimento logo após o término da entrevista, ou esperar e enviar um e-mail de casa?

Na verdade, o ideal é que você faça os dois. Dessa forma, ficará claro o seu interesse pela oportunidade. E para lhe ajudar nesse questão, separamos abaixo algumas dicas.

Como agradecer ao entrevistador: Agradeça olhando nos olhos

Nada de agradecer enquanto olha as mensagens do WhatsApp. Isso transparecerá que você não está realmente sendo grato e pode até passar uma má impressão para o entrevistador.

Aperte a mão dele e agradeça olhando nos olhos. Esse é um gesto bem mais profissional, e que terá um peso positivo para o recrutador.

Como agradecer ao entrevistador

Quando chegar em casa, envie um e-mail

Outra dica de como agradecer ao entrevistador é enviar um e-mail assim que chegar em casa. Isso também fará toda a diferença, pois demonstrará todo o seu profissionalismo e interesse pela vaga.

Esse e-mail precisa ser formal. Então nada de usar gírias. Além disso, não deixe de fazer uma boa revisão antes de enviá-lo, para não correr o risco de acabar enviando algum erro.

Nada de enviar mensagem por WhatsApp

Os aplicativos de mensagens se tornaram extremamente populares. Contudo, apesar deles serem amplamente utilizados, eles não são os melhores canais de comunicação profissional.

Mesmo que você tenha o Whatsapp do recrutador, nada de enviar mensagens por ali. Prefira ligar para o entrevistador agradecendo.

Esse tipo de atitude é bem mais profissional. Enviar mensagens descontraídas pelo Whatsapp, principalmente com emojis, pode passar uma mensagem errada para o recrutador.

Deixe claro seu interesse em relação a oportunidade

Aproveite esse momento final para ressaltar o seu interesse pela oportunidade. Não tenha medo de mostrar que você gostou da vaga e que ficaria feliz em ingressar na empresa.

O entrevistador precisa perceber que você realmente está interessado na oportunidade. Mas, lembre-se de fazer isso de maneira sucinta, sem exageros.

Comente sobre as próximas etapas do processo seletivo de forma discreta

Esse momento de agradecimento também é o ideal para você, de forma discreta, perguntar sobre as próximas etapas do processo seletivo. Isso também irá te ajudar a mostrar o interesse na vaga, e, ao mesmo tempo, se preparar para possível outras fases de recrutamento.

Você pode perguntar, por exemplo, quando a empresa irá retornar sobre a avaliação. Ou até mesmo se irão ocorrer outros momentos como aquele. Não há mal nenhum em mostrar interesse nas próximas etapas, então não tenha vergonha de perguntar.

Viu como agradecer ao entrevistador não é uma tarefa difícil? Tudo é uma questão de manter a postura profissional e demonstrar interesse e gratidão pela vaga. Esse simples ato de agradecer pode ter um grande peso na sua avaliação.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.