Consulte seu FGTS online usando o CPF

O FGTS é um benefício oferecido a todos os trabalhadores brasileiros que atuam em regime CLT. É importante que o beneficiário consulte seu FGTS regularmente, pois só assim saberá se ele está sendo entregue corretamente. 

Ao consultar FGTS o trabalhador consegue ter mais controle de sua vida financeira. Além disso, ele consegue fiscalizar o que acontece em sua conta do FGTS e ver os depósitos efetuados. 

É possível que o cidadão consulte seu FGTS pelo celular, computador, aplicativo do FGTS ou até mesmo por SMS. Mas para cada opção existe um caminho que também é preciso conhecer. 

Sobre o FGTS 

Antes de mais nada, todo individuo deve conhecer os seus direitos e o FGTS é um deles. Sendo assim, você precisa saber do que se trata esse benefício tão importante para o trabalhador brasileiro. 

A sigla vem de Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, e como o próprio nome já diz, ele é um fundo que serve para garantir que o trabalhador não terá problemas financeiros caso seja demitido sem justa causa. 

O propósito deste programa é dar mais proteção aos brasileiros e também dar-lhes uma garantia em caso de necessidade financeira.  

Quem assegura esse benefício é a Lei nº 8.036/1990, e ela exige que a contratante efetue mensalmente um depósito na conta do trabalhador que deve corresponder a 8% do salário do mesmo. 

Os valores depositados vão ficando acumulados até que possam ser sacados. Com o tempo esse valor pode ser consideravelmente alto, em 12 meses, por exemplo, se torna um salário inteiro. 

Contudo, nem todo mundo entende a importância de estar constantemente consultando e acompanhando o saldo e a movimentação da conta. Além disso, também é interessante ter disponível uma forma de saque, saque digital ou ter acesso a informações de saques extras. 

Vale lembrar que na pandemia, o FGTS pode ajudar muitas famílias que foram bastante afetas pela mesma. Então foi liberado um saque extra do FGTS, o que foi bastante útil para quem recebeu o benefício. 

Quem pode ter acesso ao FGTS? 

Qualquer trabalhador formal que esteja de acordo com a CLT – Consolidação da Leis do Trabalho – pode ter acesso ao benefício. 

Além deles, também podem receber o FGTS aqueles que são trabalhadores rurais, trabalhadores domésticos, atletas profissionais e trabalhadores temporários, intermitentes, avulsos ou safreiros. 

Consulte seu FGTS pela internet 

Para realizar a consulta de FGTS online usando apenas o CPF é preciso seguir um caminho. Sendo assim, o beneficiário deve primeiro acessar o site oficial da Caixa. Em seguida serão pedidas algumas informações pessoais, então é importante estar com seus dados em mãos. Logo depois, leia e aceite os termos de uso. Por fim, preencha seus dados, crie uma senha de 8 dígitos e finalize o seu cadastro. 

Após concluir, você já pode acessar sua conta e realizar a consulta, para isso informe seu CPF e insira a senha.

Consulte seu FGTS online usando o CPF

 

Consultar FGTS usando o celular 

Neste caso, há duas possibilidades de como realizar a consulta, ela pode ser feita pelo aplicativo do FGTS ou por SMS.  

No caso do SMS, primeiramente é preciso cadastrar o seu número de celular na página do FGTS no site da Caixa. Então cadastre seu número e consulte seu FGTS e saiba tudo o que precisa sobre ele. 

Para fazer isso usando o APP do FGTS, primeiramente é necessário acessar a loja de aplicativos do celular. Em seguida você deve procurar por FGTS e instalar o APP. Logo após concluir o download, acesse o app, faça seu cadastro caso seja necessário e realize a sua consulta. 

No app você pode acompanhar os depósitos, consultar o saldo, gerenciar sua conta e muito mais.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.