Jovem Aprendiz Detran – Saiba mais informações 

Hoje em dia o número de jovens que tem uma oportunidade no mercado de trabalho vem crescendo e por isso muitos jovens vem se beneficiando. Sendo assim, existem as vagas para quem deseja atuar como Jovem Aprendiz Detran, mas é importante mencionar que essas vagas surgem de acordo a necessidade de cada unidade. Por isso é importante sempre estar atento. Esse programa tem como objetivo principal dar mais oportunidades para jovem aprendiz no mercado profissional, dessa forma eles tem mais chance para construir uma carreira de sucesso. 

O Jovem Aprendiz Detran 

Atualmente ainda há muitos jovens que sentem na pele as dificuldades que enfrentam para conseguir uma oportunidade no mercado de trabalho, principalmente pela ausência de experiência que a maioria das empresas pedem. 

Sendo assim, o programa Aprendiz Legal em conjunto com a Lei do Aprendiz resolveu estipular que as grandes e médias empresas disponibilizem de 5% a 15% de suas vagas para jovens aprendizes. 

Normalmente o Detran divulga o lançamento de um edital com o nome dos candidatos selecionados para o Jovem Aprendiz Detran. 

Esse é órgão encarregado por administrar as ações ligadas ao trânsito, como por exemplo, primeira habilitação, licenciamento veicular, transferências e outros. 

De acordo com a lei vigente, o Detran é uma grande empresa que deve ter em seu quadro colaboradores com idade entre 14 e 24 anos. Dessa forma esses jovens terão a chance de atuar em uma grande empresa. 

Jovem Aprendiz Detran

Veja os requisitos exigidos para se candidatar 

O jovem que deseja se inscrever para essa oportunidade devem possuir as características exigidas pelo programa. 

  • Ter de 14 a 24 anos; 
  • Estar estudando ou ter concluído os estudos. 

No entanto, esses requisitos podem variar conforme a oportunidade divulgada, mas sempre respeitando o limite estipulado pela legislação. 

Funções exercidas pelo Aprendiz Detran 

A contratação de um jovem aprendiz engloba muitos fatores. Portanto, sempre que a empresa recebe os currículos, ela deve analisar as informações contidas no mesmo e selecionar alguns candidatos para uma entrevista. 

Em seguida os candidatos serão ensinados sobre a função do Aprendiz Detran. Normalmente a maioria acaba atuando na empresa do Detran. 

Sendo assim, eles poderão atuar nas seguintes áreas, organização de documentos; montagem de planilhas; formulário de documentos e arquivos; pauta de serviços; auxílio ao público; entrega de senhas; recebimento e envio de e-mails; auxiliando outros colaboradores. 

Benefícios ofertados 

Além da oportunidade de poder atuar em uma empresa do setor privado, os colaboradores admitidos tem muitos direitos assegurados. 

Os benefícios ofertados são garantidos por lei, por isso é necessário que as empresas atendam a tudo que é solicitado. 

  • Jornada de trabalho reduzida (de 4 a 6 horas por dia); 
  • Remuneração mensal; 
  • 13º salário; 
  • FGTS; 
  • Registro em carteira; 
  • Vale transporte; 
  • Vale alimentação. 

Sobretudo, a empresa também pode ofertar a esse jovem a qualificação profissional, através dos programas de preparação. 

Veja como fazer o cadastro para o Jovem Aprendiz Detran 

Os candidatos que desejam se inscrever para as vagas, devem se atentar as divulgações. Normalmente o Detran divulga as vagas sempre que são disponibilizadas e também como é possível se inscrever. 

Normalmente essa empresa conta com a colaboração de instituições terceirizadas como o Ciee. Sendo assim, os candidatos podem efetuar o cadastro de seu currículo e aguardar a chamada, caso estejam de acordo com os requisitos da vaga. Uma outra forma é efetuar o cadastro diretamente no próprio site, sempre que é disponibilizada novas oportunidades. 

Portanto, o mais indicado é aguardar por maiores informações da unidade mais próxima a você. Boa sorte! 

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.