Não tem experiência? Saiba como conquistar seu primeiro emprego!

Hoje em dia, conseguir uma oportunidade no mercado de trabalho está cada dia mais difícilainda mais quando o candidato não possui nenhuma experiência profissional. Na maioria das vezes, as empresas que precisam admitir um novo colaborador, acabam optando por candidatos mais experientes. Dessa forma fica mais difícil de conseguir uma boa vaga de emprego. No entanto, existem algumas dicas para ajudar na hora de agradar os recrutadores. Sendo assim, para ajudar esses candidatos listamos algumas dicas que podem ser de grande importância nesse momento complicado. Assim conseguirá causar uma boa impressão ao recrutador e talvez conquistar seu primeiro emprego. 

O pontapé inicial deve ser na criação de seu currículo, pois é por meio dele que a empresa conhecerá o seu perfil e assim analisar suas qualificações. Entretanto, você deverá se candidatar para as vagas que não fazem exigência de experiência, como por exemplo as vagas para Jovem Aprendiz, trainee ou estágio. 

Como se candidatar para as vagas que não exigem experiência profissional?

Para buscar por oportunidades que não exijam experiência profissional, você deve buscar empresas que dão oportunidades para colaboradores inexperientes. 

Lembre-se que existem empresas que disponibilizam com frequência vagas para candidatos inexperientes. Sendo assim, você deve aproveitar para se candidatar às vagas que são ofertadas por essas empresas. 

Dessa forma a possibilidade de você conseguir uma vaga no mercado de trabalho serão maiores. 

Como preciso me comportar? 

Ao ser requisitado para uma entrevista, procure ter em mente o tipo de profissional que deseja ser ou se tornar. 

Para isso é importante levar em conta que a empresa busca pelo que você pode ofertar a ela. Por isso você deverá ser exatamente o funcionário que você admitiria para sua empresa, mas não minta. 

Além disso você também pode mostrar suas qualidades e seu potencial de crescimento. Assim a empresa terá segurança em investir em você. 

Através de atitudes como essa, as chances de você conquistar a vaga disponibilizada será bem maior. Entretanto, ainda que você não tenha nenhuma vivência no mercado de trabalho, é muito importante ser o mais profissional possível. Sendo assim, procure se preparar para a entrevista e tenha em mente tudo que precisará falar. 

Busque pelas empresas que se pareçam com você 

Para conquistar uma boa oportunidade em uma empresa, é necessário que você esteja o mais próximo possível dos requisitos estabelecidos por ela. Assim, a empresa que possuem os valores parecidos com os seus poderá contratá-lo. 

Sendo assim, busque conhecer os valores principais da empresa na qual pretende se candidatar. Geralmente as informações sobre os valores da empresa ficam disponíveis no site da mesma. Portanto quando os valores do candidato coincidem com os da empresa a chance de contratação passa a ser maior. 

Mesmo que fique difícil mostrar as semelhanças durante a entrevista, é bem provável que o recrutador note seu empenho para atuar na empresa. 

Faça trabalhos voluntários e não remunerados 

Para evidenciar seu esforço, é importante que seu currículo possua diversas atividades não remuneradas. Entretanto, caso você ainda seja estudante e não tenha coisas para preencher seu currículo, você poderá mencionar serviços voluntários que tenha feito. 

Sendo assim, procure considerar trabalhar voluntariamente, participar de programas de inclusão social ou também trabalhos temporários. Dessa forma, ao mostrar sua proatividade, seu currículo ficará mais rico e a empresa verá seu grande interesse em ingressar na mesma. 

Encaminhe muitos currículos 

Encontrar empresas que contratem colaboradores é bem complicado, por isso é necessário ser persistente e enviar o maior número possível de currículos. 

Normalmente as vagas de Jovem Aprendiz são criadas para admitir colaboradores que não possuem experiência. Por isso é importante buscar por essas vagas e encaminhar seu currículo. 

Entretanto, antes de enviar seu currículo é importante selecionar as empresas na qual sonha atuar, assim você se sentirá realizado e com certeza irá se dedicar ainda mais.

Não tem experiência? Saiba como conquistar seu primeiro emprego!

Busque alguém para indicá-lo 

Se você conhece alguém que seja colaborador de tal empresa, solicite a ela que o indique para a vaga disponível. 

Atualmente essa é uma das maneiras mais fáceis de admissão, e geralmente acontece porque a empresa já conhece bem o profissional que está se expondo para indicar um outro colaborador. 

Por meio dessa indicação você terá muitos pontos na frente dos demais concorrentes, pois seu nome já terá sido mencionado na empresa. Assim eles passarão a saber de você e suas chances de contratação serão maiores. 

Demonstre humildade 

Como você não possui nenhuma experiência profissional, é importante sempre mostrar sua humildade. Por isso, em nenhum momento espere a melhor vaga e nem o melhor tratamento.

É importante mostrar sua humildade e também seu potencial de crescimento. Procure falar de maneira educada e aceite as propostas oferecidas pela empresa. 

Assim a empresa verá que você sabe bem onde é seu lugar e com o tempo a possibilidade de crescimento aumentará. 

É importante lembrar que você não é nada para a empresa, mas quer muito ser. Para isso você pode mostrar sua vontade e desejo de aprender coisas novas e assim se aperfeiçoar. 

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.