O que te faz ser único no mercado de trabalho? Descubra agora!

Nas entrevistas de emprego, a grande maioria dos entrevistadores fazem perguntas para conhecer melhor o seu perfil profissional. E um dos questionamentos que mais aparece nessas ocasiões é o que te faz ser único.

Muitos profissionais acabam se enrolando na hora de responder a essa pergunta. Isso porque não são todos que realmente pensam em seus pontos de destaque.

Por isso é essencial que você faça um exercício de reflexão com antecedência. Você precisa chegar à entrevista de emprego com a resposta para esse tipo de pergunta já na ponta da língua, e não deixar para pensar na hora.

O que te faz ser único no mercado de trabalho? Descubra agora!

E para ajudar você nesse sentido, separamos abaixo algumas dicas para responder a esse tipo de pergunta da melhor forma possível. 

O que te faz ser único? Como responder a essa pergunta adotando essas 5 dicas incríveis

Pensar sobre o que te faz ser único no mercado de trabalho nem sempre pode ser uma tarefa fácil. Afinal, quando se é questionado sobre isso, a melhor coisa a fazer é pensar em algo que realmente transmita o seu perfil profissional e que, ao mesmo tempo, se encaixe naquilo que o empregador busca.

Nesse caso, algumas dicas que podem ajudar você nessa tarefa. E a primeira delas é:

 

  • Pense na vaga

 

A primeira coisa que você precisa fazer é pensar na vaga. Você precisa dar uma resposta que mostre ao entrevistador que você é um candidato que atende exatamente o que a empresa está precisando.

 

  • Analise suas experiências

 

Outra dica para ajudar você a saber o que te faz ser único é dar uma analisada nas suas experiências profissionais. Elas podem ajudá-lo a entender mais a fundo as características que lhe destacam dos concorrentes.

 

  • Cite soft skills

 

As softs skills nada mais são que competências sociais bem como comportamentais que fazem toda a diferença no perfil de um profissional. Citá-las pode ser uma excelente alternativa para responder o que te faz ser único.

Você pode, por exemplo, citar que você tem uma excelente capacidade de estabelecer relacionamentos interpessoais. Outra opção é falar que você consegue aprender rapidamente.

 

  • Dê exemplos que comprovem aquilo que você está afirmando

 

Outra dica para responder o que te faz ser único é sempre citar exemplos que possam comprovar aquilo que você está afirmando. Apenas afirmar algo pode deixar a resposta vaga.

Um exemplo de resposta interessante seria “Considero minha formação em Gestão, combinada com minha experiência em liderança de equipes, me dão uma perspectiva diferenciada. Principalmente tendo em vista os bons resultados da minha última experiência”.

 

  • Nunca transmita dúvida!

 

A palavra “acho” sempre demonstra incerteza e falta de segurança. Por isso, nada de usá-la na hora de responder o que te faz ser único no mercado de trabalho.

O entrevistador quer uma resposta objetiva e assertiva. Ele precisa perceber que você tem total confiança no que está sendo dito. Então nada de falar “eu acho que minha experiência” prefira dizer “acredito que a minha experiência”.

Mudar essa simples palavra já fará toda a diferença no peso da sua resposta.

O ideal é que você sempre se prepare com bastante antecedência para a entrevista. Isso te permitirá pensar melhor nas suas respostas.

A pergunta o que te faz ser único é apenas uma das questões reflexivas que o entrevistador pode te fazer. Logo, não deixe de fazer esse exercício antes do grande dia. 

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.