Principais qualidades e defeitos que podem impactar uma entrevista de emprego

É muito comum que nas entrevistas de emprego o entrevistador peça para o candidato falar sobre algumas de suas qualidades e defeitos. E, dependendo da resposta que você der em cada um desses pontos referentes ao seu perfil, elas podem fazer toda a diferença para a sua efetivação no cargo.

Isso porque, ao fazer esse tipo de questionamento, o empregador vai correlacionar suas respostas aos pontos que eles buscam no profissional que melhor se encaixa ao perfil do cargo ofertado.

Por isso, é fundamental que você pense com antecedência nas qualidades e defeitos que pretende destacar durante a entrevista de emprego. É preciso pensar em características que você realmente tenha, mas que ao mesmo tempo sejam interessantes para o possível empregador.

Principais qualidades e defeitos em uma entrevista de emprego

Pensando na melhor forma de ajudar você nesse aspecto, listamos abaixo quais são as qualidades e defeitos que devem ser ressaltados durante um processo seletivo.

Qualidades e defeitos que você deve ressaltar em uma entrevista de emprego

Existem várias qualidades e defeitos que podem valorizar você como profissional. Por exemplo, a organização é um ponto positivo que todo empregador valoriza. Afinal de contas, nenhuma empresa gostaria de contar com um profissional desorganizado. E que possa transformar o ambiente de trabalho em um verdadeiro caos, não é mesmo?!

Já em relação aos defeitos, é importante sempre destacar algo que não prejudique o seu desempenho. Uma pessoa que não sabe trabalhar em equipe, por exemplo, pode não ser o melhor candidato para a empresa.

Isso porque no dia a dia será necessário interagir e atuar com outros colaboradores.

Um detalhe importante é que sempre quando você for falar algum defeito, procure justificá-lo logo em seguida, mas de forma breve e sem parecer que você está dando “desculpas”.

Qualidades

Dentre as principais qualidades que pode destacar durante uma entrevista de emprego, existem as que são sempre bem vistas aos olhos do entrevistador.

  • Proatividade;
  • Organização;
  • Criativo;
  • Gosta de buscar conhecimento;
  • Não tem medo de desafios;
  • Excelente observador;
  • Liderança;
  • Capacidade de trabalhar sob pressão;
  • Facilidade para aprender novas funções e tarefas;
  • Fácil adaptação a novas ferramentas;

Defeitos

Por sua vez, também existem aqueles defeitos que podem trazer em uma entrevista de emprego e que não vão comprometer o seu desempenho.

  • Timidez, mas já tem trabalhado essa questão;
  • Hiperativo, mas sem que isso te faça perder o foco;
  • Ansioso, mas de forma controlada;
  • Perfeccionista, pois gosta de cumprir suas tarefas sempre com excelência.

Essas são algumas qualidades e defeitos chaves que sempre serão encarados como pontos positivos dentro de uma entrevista. Uma coisa importante que você deve ter em mente é que nunca mentir sobre essas características.

Você não deve inventar alguma característica apenas para se destacar. É necessário encontrar algo dentro do seu perfil que possa chamar a atenção do empregador.

Por conta disso é tão importante que você faça esse exercício de autoconhecimento antes da entrevista. Através dele será mais fácil identificar as qualidades e defeitos que você tem e, que possam ser pontos positivos dentro de uma entrevista.

Qualidades e defeitos que não devem ser citados em uma entrevista de emprego

De modo geral, você deve evitar qualidades e defeitos que possam prejudicar a sua imagem como profissional. Por exemplo, se você falar que uma de suas qualidades é fazer tudo com perfeição, essa informação pode ser encarada de forma negativa pelo entrevistador e acabar diminuindo suas chances de sucesso na conquista da vaga de emprego.

Agora se você falar que um defeito seu é ser indeciso demais, ele pode achar que você não terá competência para tomar decisões, o que também não será bom para sua imagem profissional.

Por isso, pensar com antecedência antes de destacar suas qualidades e defeitos durante uma entrevista de emprego é o diferencial que pode determinar o seu sucesso ou então o seu fracasso nesse tipo de entrevista.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.