É muito importante escolher bem as informações que vão ser adicionadas as habilidades profissionais. Nesse assunto abordado, o candidato deverá apontar os principais pontos das suas experiências profissionais. Por meio desse assunto, é possível citar as propriedades importantes para o cargo em vista. Contudo, é fundamental ficar atento para não se deparar com emboscadas que possam prejudicar a eficácia do currículo.
Poucas pessoas sabem, mas há 5 características que devem ser evitadas no resumo das habilidades de todo currículo.
1.Passatempo
Primeiramente, entretenimentos e hobbies não são informações relevantes para a vaga visada, além do mais, a área livre para o resumo de habilidades, geralmente é menor que o desejado.
Desse modo, quanto mais objetivo o candidato for melhor. Ou seja, adicione dados que vai reúna mais qualidade ao seu currículo. Afinal, é muito provável que o recrutador não vai ser influenciado por seu passatempo nas horas livres.
Porém, caso desejar adicionar seus hobbies e passatempos, deixe para o final. Por exemplo, deixe essas informações para cita-las nas suas atividades extracurriculares, desde que esses hobbies tenham alguma influência sobre a vaga disputada.
2.Dados pessoais
Apenas em casos de seleções que solicitem determinadas informações as mesmas devem ser adicionadas. Caso contrário, não terá relevância para o seu currículo.
- Altura;
- Cor dos olhos;
- Peso.
Ou seja, essas são informações que não precisam ser adicionadas ao seu currículo para uma vaga de emprego tradicional.
3.Experiências insignificantes
Experiências de curto prazo não oferece tanta relevância para o seu currículo. Ou seja, também deve ser evitado mencionar experiências insignificantes para o objetivo final.
Portanto busque citar experiências que possuem alguma ligação com o objetivo disputado.
4.Texto prolongado
É fundamental ressaltar que essa parte é um resumo focado em obter a atenção do recrutador. Afinal, esses entrevistadores geralmente analisam vários currículos diariamente.
Portanto, utilize poucas palavras para fazer sua descrição, para que o entrevistador veja objetividade nas suas informações, aumentando assim suas chances.
5.Antigas experiências
Suas antigas experiências podem não agregar valores para o cargo disputado, por este motivo não devem ser mencionadas. Mencionar um emprego passado que era utilizado outras ferramentas tecnológicas, que não são mais utilizadas pelas empresas para realizar algumas funções, não é favorável.
Antes de mais nada, é primordial avaliar seus objetivos para que eles não sejam extensos apenas para transmitir uma boa imagem quando se tratar de experiências.
Ou seja, o ideal é que os seus objetivos estejam de acordo com as suas habilidades e conhecimentos profissionais. Boa sorte!